sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Os dois ladrões na cruz

Dois ladrões foram crucificados juntos com Jesus. Mas o que eles tem a ver com a minha vida?



Lucas 23:32-43 conta que haviam dois ladrões sendo crucificados com Jesus.
Um deles chegou a zombar de Jesus dizendo: "Então você é o Cristo? Salve a si mesmo e a nós também" (v. 39b - NVT)

Fica claro aqui que ele zombava de Jesus, não reconhecendo-o como filho de Deus, além de estar desafiando Jesus a libertá-los.

Algumas lições que podemos tirar dessa atitude dele:
  • Não reconheceu que estava em frente ao próprio Deus
  • Acompanhou a multidão que também zombava dele
  • Além de zombar de Jesus, estava desafiando-o a provar quem Ele era
  • "Vai que dá certo" e ele ganha a liberdade, mesmo sendo condenado...
O outro ladrão reagiu à essa zombaria: "Mas o outro criminoso o repreendeu: "Você não teme a Deus, nem mesmo ao ser condenado à morte? Nós merecemos morrer por nossos crimes, mas este homem não cometeu mal algum." (v. 40-41 - NVT)

Algumas lições deste outro ladrão:
  • Assim que percebeu algo errado, não hesitou repreender o outro ladrão
  • Teme temor (respeito, reverência) a Jesus, o reconhecendo como Deus
  • A fala dele mostra um conhecimento anterior sobre Jesus e sua missão na terra
  • Reconheceu seu próprio erro e não iria fugir da justiça que estava sendo aplicada a ele
  • Reconheceu que era injusto Jesus ser punido por ter sido inocente
  • Ao reconhecer a Jesus como inocente, ele estava concordando com tudo o que Jesus já havia dito durante seu ministério, até mesmo as coisas que afrontavam os religiosos da época, ou seja, estava concordando com Jesus quando este dizia: "Eu e o Pai somos um", "Vou para o Pai", "Eu obedeço ao que meu Pai me manda fazer"...
  • Não foi influenciado pelas pessoas a ser como aquele que estava do outro lado dEle.
Aí eu faço a seguinte pergunta a você, caro leitor deste humilde blog: "Qual dos dois ladrões, com suas atitudes, melhor te representa?"

Vou dar a resposta: "os dois"...
- MAS PORQUE?????


Simples: não somos perfeitos: 
  • Mesmo estando sempre diante da cruz, sempre lembrando o que Jesus fez por nós, às vezes caímos na tentação de seguir a "multidão" com suas piadas sobre Deus, Jesus, a bíblia, etc
  • Às vezes queremos que Deus nos prove alguma coisa, sendo que o principal Ele já provou: "Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8 NVT). Essa é a maior prova, e estamos sempre diante da cruz (vazia, pois Jesus já ressuscitou)
  • É muita ousadia chegar a Deus com ar de arrogância dizendo: "cadê o Senhor enquanto eu estava lutando com os problemas da minha vida, e não fez nada pra me ajudar?" É muita arrogância e imaturidade. Jesus morreu para nos dar a sua vida onde Ele levou os nossos pecados sobre Ele a fim de nos libertar da escravidão do pecado. Ele não fez isso para nos dar "presentinhos", sua morte foi muito séria e muitos agem como crianças, não levando a sério a  morte de Jesus na cruz
  • Com pequenas atitudes acabamos escorregando e deixando de reconhecer a Deus como autoridade na nossa vida. São nas pequenas atitudes, e às vezes até nos pensamentos, que podemos acabar escorregando.
A vida com Deus deve ser levada a sério. O que Jesus fez na cruz não foi "apenas" para isso ou aquilo. Foi o sacrifício que não nos era possível pagar, nem com a nossa própria vida. A nossa ofensa para com Deus é tamanha que, se não fosse Ele nos amar primeiro e pela sua misericórdia, nem estaríamos aqui.

Alguns objetivos desta meditação:
  • Não sou melhor do que ninguém, sou dependente da misericórdia, da graça e do amor de Deus
  • O ladrão que zombou de Jesus não reconheceu que ali estava o próprio Deus diante dEle, e que Ele (Jesus) estava ali para pagar o preço dos pecados dele (do ladrão) também
  • Nessa vida somos inconstantes, e muitas vezes corremos o risco de sermos influenciados pelas pessoas a zombar do que é sagrado, diminuindo, mesmo sem perceber, o valor da mensagem da cruz e sua glória
  • Jesus pagou um preço que não era dEle, e eu reconheço que não me era possível pagar esse preço pelos meus pecados
  • Devo viver agradecido, olhando para a cruz, reconhecendo que ali Jesus me deu a possibilidade de chegar diretamente a Deus e ter um relacionamento com Ele, falando e sendo ouvido por Ele, sabendo que Ele não me olha como condenado, mas como justificado pelo sangue de Jesus.
Deus te abençoe, grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?