terça-feira, 7 de março de 2017

As obras escondidas e as reveladas, novo nascimento

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.  Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus." (João 3:16-21 - NVI)

Essa fala de Jesus a Nicodemos está em um contexto de novo nascimento, nova vida, quando uma pessoa se entrega a Deus e recebe essa nova vida, ao receber o Espírito Santo que passa a habitar o coração de todo aquele que confessa Jesus Cristo como salvador e crê nEle. (Romanos 10:9)

Faço uma pergunta: "Porque algumas pessoas não amam a luz?"
Essa questão o próprio texto explica o motivo: "... temendo que as suas obras sejam manifestas" v.20.
Aqueles que fazem obras más devem se esconder para que elas não apareçam, para que não tenham que se livrar delas. E mesmo que as más obras aparecem, ainda assim tentam mentir sobre elas, procurando escondê-las ou se livrar da culpa.

Isso é algo que ocorre em todas as esferas, não só na política como temos visto mais claramente nos dias atuais, mas no nosso dia-a-dia, seja na escola, no trabalho e até dentro de casa. Ao perceber que alguém denunciou algo que fizemos de errado, já que não temos mais tempo de esconder o que já foi descoberto, ainda tentamos negar, jogar a culpa em alguém ou em alguma situação, ou seja, queremos fugir da responsabilidade de assumir o que fizemos.

Quando tomamos a decisão de ir até Jesus, Ele mesmo que é a luz nos ilumina, e percebemos o quanto estamos sujos pelos nossos pecados, percebemos o quanto precisávamos dEle para nos limpar e tirar todo o peso dessa culpa que carregamos, pois essa culpa Ele mesmo levou sobre si ao se oferecer como sacrifício na cruz em nosso lugar.
Uma vez em Jesus, Ele mesmo nos ilumina e nos faz ver onde estávamos. Nascemos de novo em Deus e temos essa nova vida. Ganhamos uma nova vida, um novo olhar para as coisas, percebemos o quanto o mundo está imerso nessa escuridão e entendemos porque as pessoas não querem chegar até Jesus. Essas pessoas amam o lugar onde estão, e rejeitam a luz, pois essa revelará todo o mal que fazem, e por isso preferem ficar na escuridão.

Como o versículo 21 diz, "...quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.". As nossas obras devem refletir quem estamos servindo. Por isso não precisamos ter vergonha da nossa humildade, honestidade, fidelidade e das demais características que nos levam a fazer o que é correto, ainda que alguns coloquem em nós os mais variados rótulos, ainda que soframos prejuízos por agir corretamente, devemos continuar a agir verdadeiramente, pois todas as nossas obras são realizadas por intermédio de Deus.

Perceba o que diz este versículo: "O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:4 - NVI)
Entendeu o que está escrito aí? A palavra "deus" está em minúsculo, ou seja, não está referindo-se ao Deus criador, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. "desta era" refere-se ao mundo atual, que está "sob o poder do maligno", conforme 1 João 5:19. Então, o "deus desta era" é o próprio maligno, satanás e seus anjos. Ele cegou o entendimento daqueles que não crêem em Jesus para que não vejam a luz do evangelho e não enxerguem a si mesmos como necessitados de serem livres do pecado em que estão presos.

Resumindo: o mundo vive nessa escuridão, com tanta violência, injustiça, arrogância e tudo o que é mal pelo simples motivo das pessoas não perceberem que Jesus é quem revela todo o pecado e chama as pessoas ao arrependimento. Ele mesmo morreu na cruz levando o castigo do pecado sobre Ele, e quem crê, se arrepende de seus pecados, se chega a Ele, recebe essa nova vida.

Muitos dizem a seguinte frase (e eu já ouvi em uma música isso): "não vou me arrepender daquilo que não fiz". Aí eu pergunto: como assim "não fez", se o mundo já está afundado no maligno, cheio de escuridão, cheio de pecado? Infelizmente a tendência das pessoas sem Deus é fazer o que é mal, é agir por conta própria, é querer satisfazer seus próprios desejos independente do que precisa fazer para isso. O ser humanos sem Deus torna-se seu próprio deus e acha isso normal, acha que pode viver por si mesmo e não percebe a escuridão onde está. Sente-se satisfeito com pequenos momentos de satisfação que dura pouco e logo acaba, precisando ir atrás de outros pequenos momentos para tentar preencher esse vazio interior, e nunca está satisfeito com nada, pois nada adianta.

Para terminar, sugiro que você leia com calma o texto de João 3, onde Nicodemos chega a Jesus e lhe questiona sobre o novo nascimento.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?