segunda-feira, 20 de março de 2017

Mais perto de Deus, mais perto de você

"Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemos-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." 
Hebreus 10:22-25 - NVI

Nesse texto, vemos 5 instruções práticas do escritor aos Hebreus para a nossa vida diária:

1) Aproximemo-nos de Deus – "mais perto de Deus". Para chegarmos mais perto de Deus, é necessário que tenhamos 4 atitudes: coração sincero, plena convicção de fé, corações limpos de maus pensamentos e corpos lavados com água pura.
    - Sinceridade de coração, sem qualquer obrigação, mas reconhecendo a necessidade de estar perto de Deus, sem interesse, apenas em estar mais próximo, interesse em agradar a Deus de qualquer forma e a qualquer custo. 
Aquele que se aproxima de Deus com sinceridade não procura algo em troca, não está fazendo isso para receber algo de Deus, mas por saber que Ele é a única fonte da vida e a quem devemos a nossa própria vida.
    - Plena convicção de fé, sem qualquer dúvida com relação a Deus, a Jesus, ao seu sacrifício. Total confiança em Deus e única pessoa em quem devemos depositar toda a nossa fé e esperança, pois tudo o que temos e somos pertence a Deus. Dessa forma a confiança em Deus deve ser de uma total entrega, confiando em tudo o que Ele já disse a nós através de sua palavra, a bíblia, e de tudo o mais que irá nos dizer, nos ensinar.
    - Corações limpos de uma consciência culpada, purificação interior, limpeza de qualquer mancha que o pecado pode ter deixado, reconhecimento de que Deus perdoa e não nos culpa pelos pecados perdoados quando somos sinceros diante dEle, certeza de que o sangue de Jesus nos purifica e tira toda nossa culpa. Para que alcancemos corações limpos é necessário um trabalhar diário do Espírito Santo em nós, uma caminhada diária com humildade, reconhecendo os erros, defeitos, más atitudes e palavras... Requer um tempo de qualidade com Deus e humildade.
    - Corpos lavados com água pura, a mudança interior é refletida no exterior, atitudes condizentes com a fé, estilo de vida que demonstra o Deus a quem servimos, bom testemunho daqueles que nos cercam. De forma alguma envergonharemos o evangelho. Estaremos de acordo com Salmo 1:1 "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!".

2) Apeguemos-nos com firmeza à esperança que professamos – Nenhuma dificuldade nos deixará com dúvidas de tudo aquilo que já aprendemos com Deus, nenhuma argumentação contrária à bíblia nos fará pensar fora dela. A verdade de Deus estará bem firme em nós de modo que, a esperança que professamos, que cremos, nunca será abalada, pois estaremos bem firmados nela. Jesus Cristo é a nossa rocha e estaremos com a nossa casa firme sobre essa rocha.

3) Consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras – incentivo mútuo a fazer a obra de Deus e a amar as pessoas, importando-se com elas, gerando comunhão, com o interesse de promover o amor uns aos outros. Incentivo às boas obras: o amor deve levar-nos a agir, a não ficarmos parados, a servirmos a Deus realmente. Nosso incentivo deve ser o amor e em amor incentivarmos a ser uma igreja em movimento, que está indo ao encontro das pessoas que ainda não conhecem a Jesus, além de caminhar com elas, fazendo discípulos, ensinando, batizando e integrando em nossa comunidade.

4) Não deixemos de nos reunir como igreja – representa o nosso desejo de estar junto com nossos irmãos, procurando uma vida em comunhão, desejando estar junto, estar perto, mais perto de você, para firmar os objetivos e continuar lutando por eles, seguindo uma mesma visão e estratégia a fim de conquistar a vitória juntos. 
O versículo diz "...como é o costume de alguns...". Percebemos que naquela época já haviam pessoas deixando de se reunir como igreja e isso acontece muito hoje também. São pessoas que querem seguir a si mesmos, seguir "seu próprio cristianismo" (como se existisse), lendo a bíblia de forma incorreta, com uma lente que permite enxergar apenas aquilo que querem.
Deus nos fez para a convivência, para a comunhão, e é por isso que este versículo é claro ao nos dizer para não deixarmos de nos reunir como igreja. Não conseguis caminhar sozinhos, precisamos das pessoas para que essa comunhão aconteça realmente, para nos desenvolvermos como discípulos de Jesus.
Alguns falam em "servir a Deus" mas se esquecem que o servir a Deus implica em servir às pessoas, suprindo as suas necessidades.

5) Encorajemo-nos uns aos outros – procurar manter firme a esperança de todos os meus irmãos, para seguirmos em frente. Encorajar, fortalecer, levantar, ajudar a olhar para o alvo, para o objetivo, prover recursos para continuar a caminhada, instruir, seguir caminhando junto, acompanhar a caminhada.
Assim como dito no ponto anterior, a vida com Deus é uma convivência com os outros que também estão nessa mesma caminhada.

Conclusão:
Nosso objetivo são dois: aproximarmos de Deus e das pessoas.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?