quarta-feira, 1 de março de 2017

Três qualidades da Igreja em Tessalônica

"Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 1:3 - NVI)

Paulo ao escrever para os Tessaloniceses, diz que sempre lembrava deles nas suas orações e destaca três qualidades muito interessantes que essa igreja tinha:

1) "O trabalho que resulta da fé" - se temos a nossa fé em Deus somos motivados a trabalhar na obra, pois não adianta eu ter fé e não estar ativo no Reino de Deus. Veja este versículo de Tiago: "Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta." (Tiago 2:26 - NVI)
Por eu ter fé, por eu crer em Cristo e estar seguindo este caminho, eu desejarei servir a Deus. E como eu sirvo a Deus? Servindo as pessoas, sendo útil em minha igreja local. Por eu estar na mesma fé dos meus irmãos, líderes e pastores, desejarei participar da obra de Deus me colocando à disposição e utilizando meus talentos e habilidades no serviço do Reino de Deus.
Paulo destaca que os irmãos em Tessalônica estavam em movimento, serviam, realizavam as coisas e que isso era um resultado da fé que eles professavam.

2) "Esforço motivado pelo amor" - se amamos a Deus de todo coração e ao próximo como a nós mesmos, o amor será a nossa motivação para nos esforçarmos na caminhada e no serviço. Não precisaremos estar "presos" a uma rotina de horários de culto, por exemplo, mas em amor estaremos sempre que possível juntos com nossos irmãos. O amor deve ser nossa motivação. Avalie seu amor para com Deus e com as pessoas.
Se eu estiver realizando obras na minha igreja local só porque tem poucas pessoas disponíveis, ou por não ter mais o que fazer naquele horário, ou para não falarem nada de mim, ou qualquer outro motivo que não seja o amor a Deus e às pessoas, minha motivação está errada.
Se "importa agradar a Deus", eu vou querer servir na obra com amor no coração. Se eu quiser servir apenas para agradar aos meus líderes, esse esforço será um peso para mim. Em amor eu conseguirei me esforçar e não sentirei o "peso do serviço", não será uma luta sempre que for necessário eu me dispor para ir à obra.

3) "Perseverança proveniente da esperança em Jesus" - a nossa esperança é viver eternamente com Deus. Mas enquanto estivermos aqui devemos ter nossos olhos em Jesus e na salvação que Ele nos deu. Mesmo andando em caminhos cheios de pedras, devemos persistir na caminhada e ter nossa esperança firmada em Jesus.
Ainda que muitos problemas que enfrentamos não sejam resolvidos, ainda que pessoas ao nosso redor não ouçam a mensagem do evangelho, ainda que o ambiente que estou inserido não seja favorável ao evangelho, aos valores morais e éticos, a minha perseverança deve ser constante na esperança de que tenho Jesus ao meu lado. 
"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,  pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." (2 Coríntios 4:16-18 - NVI)

Lembre-se que as pessoas da igreja em Tessalônica tinham essas qualidades. Pense em cada uma delas e avalie se é necessário investir em alguma delas na sua vida, se você está precisando repensar algumas atitudes, se você está atuante em sua igreja local e se está fazendo isso por amor a Deus e aos irmãos.

Deus nos abençoe, grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?