terça-feira, 28 de março de 2017

Ver para crer! (???)

"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo! Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é “ ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’."
Atos 4:8‭-‬11 NVI

É interessante, mas ao mesmo tempo infeliz, o fato de como algumas coisas acontecem diante dos olhos das pessoas e elas não percebem. O texto em questão trata-se da cura de um alejado de mais de quarenta anos de idade que ficava na porta do templo pedindo esmolas. Conforme Atos 3 descreve, o mesmo foi curado com Pedro dizendo "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, 
levanta-te e anda." - Atos 3:6

Os versículos iniciais do capítulo 4 nos mostra Pedro e João sendo interrogados a respeito dessa cura. Entre as autoridades haviam sacerdotes também, ou seja, conheciam a história do povo de Israel e todas as coisas miraculosas que Deus havia realizado ao longo da história. Mesmo assim não queriam crer que Deus havia manifestado mais um milagre ali através dos apóstolos. Ao invés disso, queriam castigá-los por estarem falando ao 
povo sobre Jesus e seu evangelho vivificante.

Nós podemos perceber o milagre de Deus na criação. Olhe para o sol (cuidado, não diretamente...) e estude um pouco sobre ele para que você perceba o quanto é interessante um astro muito maior que a terra pegando fogo sem ser consumido no meio "do nada", no vácuo, e nunca se apaga! Além disso está a uma distância da terra que permite que ela seja aquecida e iluminada na medida certa! Como não acreditar que a criação do sol foi algo extraordinário?
Usei apenas esse exemplo para mostrar que estamos diante de um milagre e podemos perceber isso diariamente. Se você quiser poderá perceber muitos outros milagres ao nosso redor que Deus fez e deixou tudo "funcionando automaticamente".

Pelo menos para mim soa estranho o fato de muitas pessoas não perceberem isso. Talvez por nunca terem pensado sobre isso? Ou a questão de tudo ter aparecido "do nada" fazer mais sentido para elas do que acreditar que alguém muito superior a tudo fez todas as coisas de modo fantástico? Enfim, fato é que, com a nossa vida corrida, podemos "esquecer de lembrar" que estamos diante de milagres tão grandes como a vida, a natureza, o universo e tudo mais.

Pensando bem, acreditar na cura de uma pessoa pode ser simples demais diante de tudo que está ao nosso redor, não é mesmo? Será que a cura de alguém a muito tempo doente é o maior milagre feito por Deus?

Pessoas buscam milagres, resoluções miraculosas de problemas, atalhos que resolvam suas questões para que sejam felizes. O que acontece, analisando, é que o ser humano não se satisfaz com isso, não se torna pleno quando não tem problemas, quando todas as respostas são encontradas. Sempre estarão surgindo novas questões e situações.

Deus quer alcançar o coração das pessoas para que suas vidas sejam transformadas por dentro e de forma verdadeira, e não seus olhos para que acreditem em algo que viram. Ao sermos alcançados pelos olhos por vermos algo "do além", logo nos esquecemos e aquele impacto inicial se perde. Precisaremos de outro estímulo visual para acreditarmos 
novamente.
Uma vez alcançados pelo coração e tendo crido de coração em Jesus e em seu evangelho, nos tornamos uma nova pessoa e tudo fica muito claro diante de nós. Passamos a viver uma nova vida, essa sim plenamente em Jesus Cristo, e não por vista. Não precisamos de estímulos, milagres, constatações, provas disso ou daquilo, pois o próprio Deus passa a habitar em nossos corações através do Espírito Santo. A mudança é interna, de dentro para fora, refletindo em nossas ações, e não de fora para dentro, onde a mudança interior não acontece de fato.

As pessoas atingidas por vista, por milagres ou "provas extraordinárias" não criam raízes firmes pois foram atraídas por algum tipo de interesse e sempre precisarão de cada vez mais provas e milagres para continuar nesse caminho. Um dia isso acaba e a frustração toma conta.

Quando Deus toca o coração de alguém a mudança acontece na alma, deixando sua marca e impactando essa vida.

Você foi atraído(a) a Deus por algum interesse ou por entender a mensagem da cruz?

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?